Fisioterapia Esportiva

Fisioterapia Esportiva


A Fisioterapia Esportiva é uma especialidade que busca a reabilitação, prevenção e atenção do atleta amador e profissional, e de qualquer outro paciente que pratique alguma atividade física e que tenha pretensões de retornar ao exercício de forma segura.
 
É elaborada de forma a atender as necessidades do paciente, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte.
 

OBJETIVOS:

  • Retornar o paciente o mais rápido possível e com segurança dentro dos limites fisiológicos e clínicos após lesão
  • Promover condições ao sistema musculoesquelético para a prática de exercícios
  • Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos
  • Orientar e preparar o paciente que deseja iniciar atividade física, mas que ainda necessita de intervenção fisioterapêutica
  • Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas
  • Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento
 
INDICAÇÕES:
 
A especialidade é indicada para todas as idades, que queiram voltar a praticar esportes após lesão, ou aqueles que querem iniciar a prática de exercícios, mas que necessitam de cuidados especiais até a alta da fisioterapia.
 
A fisioterapia esportiva é indicada nas disfunções que englobam o sistema musculoesquelético mediante a avaliação do fisioterapeuta. Dentre as patologias que a fisioterapia esportiva poderá atuar estão: pós-operatórios, lombalgias, lesões musculares, ligamentares e de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose), etc.