Sua postura está correta?

Sua postura está correta?


Para se ter uma postura correta é necessária uma organização  adequada de vários sistemas que, integrados, nos ajudam a ficar  em pé, em posição ereta. Além de ossos, músculos, ligamentos,  articulações, e outros sistemas, os captores posturais são fundamentais na manutenção do eixo postural.

Os problemas causados pela má postura corporal são  muitos. Dentre eles, está a algia da coluna vertebral, que é conhecida como dor nas costas e temida por todo mundo. 

De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna.
 

Na maioria dos casos, as alterações posturais ainda na infância  predispõem problemas na vida adulta. Para evitar que isso  aconteça, é importante que haja uma intervenção dos pais  na reeducação de hábitos inadequados das crianças, já nos  adultos diferentes manifestações, algias e deformidades que vão das  artroses as escoliose, passando pelas hérnias discais, o componente mecânico 
raramente é levado em conta e, ele é fundamental. Todas essas patologias, e muitas outras, têm em comum a ação de forças anormais provocadas por desequilíbrios do sistema tônico postural e de seus diferentes captores sensitivos.

 

Muitas vezes tentamos corrigir a postura, principalmente quando somos alertados por alguém, para evitarmos problemas futuros, e essa postura correta provoca dor e desconforto, o que denuncia problemas já instalados, fixações (subluxações) articulares, alteração na mecânica articular.
 

Além da alteração dos sistemas reguladores da postura, trabalhos que obrigam a pessoa a manter certas posições do corpo durante muito tempo, problemas emocionais, atividades de vida diária as "Avds", peso corpóreo e prática de atividades físicas inadequadas entre outros podem gerar e/ou contribuir para fixar as alterações posturais